loader image

1913 | CASA BORGES
PRIMEIRA GERAÇÃO

Em 1913, aos seus 32 anos, o Sr. João Borges de Sá Carvalho fundou a Casa Borges – onde tudo começou.

Proveniente de uma família muito humilde, de pai alfaiate e mãe dona de casa, o espírito visionário e empreendedor do Sr. Borges levou-o a criar um espaço completamente revolucionário para a época.

Já naquela altura, a mercearia Borges e casa de fumeiros dispunha de um alargado leque de produtos e serviços: torrefação de café, moagem de cereais e açúcar a granel, azeite, telefone, telegramas, tecido a metro, tamancos e chancas, louça, ferramentas, geradores de energia, carboneto para as lâmpadas de petróleo. Era parte integrante do negócio a padaria local onde se trocava milho por pão e broa. Além disso, detinha também um espaço que era a tasca da aldeia, onde podiam ser consumidos os melhores vinhos e petiscos da região.

Nesta loja de conveniência não podiam faltar, claro, os enchidos. Estes eram conservados em salgadeiras de granito com tampa de madeira e em bilhas de barro submergidos em azeite.

Numa época em que os bens materiais eram a moeda de troca, a Casa Borges era já em 1913 um comércio desenvolvido.

TERCEIRA GERAÇÃO

Em evolução constante, as carnes passaram a ser trabalhadas de forma profissional com o acompanhamento de veterinários e inspeções sanitárias. Juntou-se, assim, à conhecida Casa Borges, a abertura das portas de um espaço licenciado – o talho.

Este salto foi impulsionado pela filha da Sra. Gracinda Borges e do Sr. Casimiro: a Sra. Fernanda Borges juntamente com o seu esposo, o Sr. Ribeiro. Estes fizeram com que o talho fosse procurado por pessoas de várias regiões do país. Foi este o espaço que liderou o fornecimento das casas e restaurantes de Ponte de Lima com as suas conhecidas carnes frescas.

As áreas de negócio fundadas inicialmente pelo Sr. Borges, em 1913, eram ainda mais procuradas e introduziu-se também a entrega de mercadoria ao domicílio.

1993 | FUNDAÇÃO DA MINHOFUMEIRO
QUARTA GERAÇÃO

A mercearia e o talho continuaram prósperos sob a gerência da filha da Sra. Fernanda e do Sr. Ribeiro: a Sra. Sílvia Borges e o seu esposo, o Sr. António Paulino.

Com o passar do tempo especializaram a Casa Borges em determinados produtos: carnes e miudezas, vinhos, congelados e mercearia fina – uma espécie de showroom agroalimentar português. Além disso, ambos aprimoraram a arte de trabalhar as carnes e delinearam uma estratégia de negócio que acompanhasse a realidade da grande distribuição, pelo que decidiram concentrar grande parte do negócio na produção de enchidos e fumados.

Assim, fundaram a Minhofumeiro, implicando a remodelação e ampliação das instalações fabris, e a criação de uma logomarca que foi evoluindo ao longo dos anos.

Na década de 90, a Minhofumeiro, era já uma marca com estrutura licenciada.

2003 | MODERNIZAÇÃO

Faz-se um investimento de ampliação e modernização da unidade fabril.

2005 | CERTIFICAÇÃO
ISO 22000

A Minhofumeiro foi a primeira empresa em Portugal do setor a obter esta certificação.

2010 | PARCERIAS COM CHEFS DE COZINHA

Edição de livros de receitas com alguns dos mais reconhecidos Chefs nacionais e internacionais.

2011 | ROSSELKHOZNADZOR LIST

Licenciamento para exportar para o mercado russo. 

2013 | EXPORTAÇÃO PARA O BRASIL

Licenciamento para exportar para o mercado brasileiro.

2013 | UPGRADE NA PROMOÇÃO

Os produtos e a marca Minhofumeiro ganham uma nova expressão com a criação de uma Casa Móvel e
uma Citroen HY itinerante para entrar no mercado da Comida de Rua/Street Food e estar presentes em
diversos eventos públicos, concertos e festivais.

2015 | WALMART

Qualificados como fornecedores da maior cadeia de distribuição do mundo.

2016 | ABERTURA CASA DA TERRA

Abertura da Casa da Terra, um espaço de promoção e divulgação de produtos tradicionais de Ponte de Lima.

2017 | CERTIFICAÇÃO FSSC 22000

É conquistada aquela que é uma referência na certificação para o abastecimento do ramo alimentar da responsabilidade da Foundation of Food Safety Certification.

2018 | REBRANDING MARCA MINHOFUMEIRO

Enquadrado numa estratégia de marca mais atual com fortalecimento nacional, mas também reconhecimento internacional, é feito um rebranding da marca Minhofumeiro.

2020 | LANÇAMENTO NOVO WEBSITE

Lançamento do nosso novo website www.minhofumeiro.pt
A nossa história, a nossa tradição, dedicação e inovação em todos os produtos, com a comodidade e qualidade que você merece.

Apoios