Receitas

INDISPENSÁVEL NO CESTO DE PIC-NIC (4 SUGESTÕES GOURMANDE A BASE DE ENCHIDOS TRADICIONAIS MINHOFUMEIRO)

INGREDIENTES
1
1 Alheira de vitela
1 ovo
q.b. óleo
q.b. farinha
q.b. pão ralado

2
Para a massa dos rissóis
1 chávena de chá de água
1 chávena de chá de farinha
2 colheres sopa de azeite
Para o recheio de Farinheira cura natural
1 Farinheira cura natural
1 cebola
1 colher de sopa farinha
2 colheres de sopa azeite
q.b. água fria

3
300g massa folhada
2 Farinheira de presunto e azeitonas
1 cebola
1 ovo
2 colher de sopa azeite
1 colher de sopa salsa picada

4
1 chávena de farinha
1 chávena de leite
2 colheres chá de fermento em pó
3 ovos
100g Chouriço de carne
100g Presunto da perna laminado
½ pimento vermelho assado
½ pimento verde assado
q.b. manteiga

 

PREPARAÇÃO
1-Croquetes de Alheira de Vitela
Retire a pele da Alheira de vitela e reserve o recheio. Depois amasse-o bem, formando pequenas bolas. Passe as bolinhas de Alheira de vitela pela farinha, depois pelo ovo e finalize com pão ralado.
Quando o óleo estiver bem quente, coloque os croquetes de Alheira de vitela até ganharem uma cor dourada. Escorra em papel absorvente.

2-Rissóis de Farinheira Cura Natural
Recheio:
Coza em água abundante a Farinheira cura natural, retire-a do lume e deixe arrefecer. Retire-lhe a pele e desfaça-a com ajuda de um garfo. Entretanto, leve ao lume o azeite, a cebola picada e deixe alourar. Adicione o recheio da Farinheira cura natural e 1 colher de sopa de farinha dissolvida num pouco de água fria, envolva tudo muito bem, deixe cozinhar e reserve.

Massa dos rissóis:
Leve ao lume a água com o azeite e deixe levantar fervura. Coloque a farinha de uma só vez e mexa de imediato vigorosamente com uma colher de pau deixando cozer bem. Retire do lume e coloque a massa sobre uma mesa previamente polvilhada com farinha. Estenda a massa com ajuda de um rolo de cozinha.
Coloque o preparado de Farinheira cura natural com ajuda de uma colher de chá. Dobre a massa por cima do recheio e com um aro corte os rissóis.
De seguida passe os rissóis de Farinheira cura natural por farinha, ovo finalizando com o pão ralado.
Frite-os em óleo bem quente até ganharem cor. Coloque em papel absorvente.

3-Empadas de Farinheira de Presunto e Azeitonas
Leve água a ferver e coloque a Farinheira de presunto e azeitonas, deixando cozer 2 minutos. Deixe arrefecer a Farinheira de presunto e azeitonas, retire-lhe a pele e reserve o recheio.
Forre as formas com a massa folhada, reservando uma parte para fechar as formas.
Entretanto, leve ao lume o azeite e a cebola picada, deixe alourar um pouco. De seguida, acrescente o recheio da Farinheira de presunto e azeitonas e a salsa picada, envolva tudo muito bem.
Recheie as formas com o preparado de Farinheira de presunto e azeitonas, feche-as com a restante massa folhada, pincele as empadas de Farinheira de presunto e azeitonas com ovo e leve ao forno a temperatura de 200ºc durante 15 minutos. Reduza o lume para 150ºc e deixe por mais 10 minutos.
Deixe arrefecer fora do forno.

4-Bola de Chouriça de Carne e Presunto da Perna Fatiado
Bata os ovos com o leite e reserve.
Misture a farinha e o fermento, envolvendo tudo muito bem. De seguida adicione o batido de ovos e leite e bata esta massa. Reserve-a num local quente, até duplicar de volume.
Numa forma retangular previamente untada de manteiga, coloque metade da massa e reserve a restante. Coloque uma camada de pimentos, o Presunto da perna laminado e o Chouriço de carne às rodelas. Cubra com a restante massa e leve ao forno à temperatura de 180ºc durante 10 minutos, baixando de seguida para 160ºc e deixe cozinhar mais 35 minutos.

 

*Receita de Verão